× Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livro de Visitas Contato
Aguinaldo Cabral
Penso, Logo Questiono
Textos
Movimento Pentecostal Brasileiro, um Estudo de Caso
        BLEDSOE, David Allen. Movimento Pentecostal Brasileiro, um Estudo de Caso. São Paulo, SP. Editora Hagnos, 2012. 198 p.

         David Allen Bledsoe é missionário da International Mission Board da Convenção Batista do Sul dos (EUA) desde 1998. Desde sua chegada ao Brasil, tem trabalhado junto às igrejas nas áreas de plantação, crescimento e desenvolvimento de líderes. Nos últimos anos tem apoiado escolas teológicas batistas brasileiras lecionando algumas disciplinas e ajudando-as a desenvolver parcerias teológicas com instituições fora do Brasil. Possui um Mestrado em Divindade (M.Div.) e um Doutorado em Ministério (D.Min.) em Missiologia pelo Seminário Teológico Batista de Mid-America e um Doutorado em Teologia (D.Th.) em Missiologia pela Universidade da África do Sul. É casado com Laurie e tem dois filhos, Marissa e Haddon.

         O livro que Bledsoe propôs-se escrever trata-se de um longo trabalho de pesquisa de campo e bibliográfico para o seu segundo doutorado (2008 – 2010) [1]. Nele o autor procura discorrer sobre a história do desenvolvimento do pentecostalismo brasileiro, desde o seu início começando com o pentecostalismo clássico (ou movimento de primeira onda – 1910-1950), que tem como grupos principais a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã do Brasil (em 21 de abril de 1962 o nome foi alterado para Congregação Cristã no Brasil) [2], passando pelo pentecostalismo da segunda onda (ou movimento de segunda onda – 1950-1970), onde ele também descreve seus principais grupos que são a Igreja do Evangelho Quadrangular, O Brasil para Cristo e Igreja Pentecostal Deus é Amor, e, ainda, busca abordar sobre a forte influência que esse movimento teve sobre as igrejas evangélicas de missão (as igrejas históricas) nas décadas de 1960 e 1970, com o denominado movimento carismático que causou diversas divisões nessas igrejas. Chegando, finalmente, ao assunto principal da obra, o período neopentecostal (ou movimento de terceira onda – 1970), cujo os principais grupos são a Igreja de Nova Vida, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus, dentre outros.

         Na obra, o autor irá responder à pergunta de pesquisa do seu trabalho sobre se a Igreja Universal do Reino de Deus (que é o principal objeto de estudo do autor dentro do movimento de terceira onda), “como uma das manifestações mais visíveis do movimento neopentecostal, facilita ou inibe o sucesso da evangelização na sociedade brasileira? ”, tendo como base os documentos publicados pelo Comitê de Lausanne para Evangelização Mundial, e vários outros sérios e criteriosos estudiosos evangélicos no campo da Missiologia, para entender quais são as implicações dos resultados dessa pesquisa para a missão de evangelização no mundo, considerando que essa denominação tem um compromisso declarado de alcance mundial.

         Algo interessante a ser observado na obra é que o Neopentecostalismo se fundamenta numa tríade que é expressamente essencial para o funcionamento do movimento: 1) a Cura para todos os males da humanidade; 2) o Exorcismo para libertação dos espíritos malignos que são os principais causadores desses males, segundo os arautos do movimento; e 3) a Prosperidade, a conquista de bens materiais como confirmação da benção do Senhor.

         A compreensão desses pontos, segundo um exame da Palavra de Deus, determina onde a Igreja genuinamente bíblica se encontra neste policromo quadro eclesiástico contemporâneo: se com a tríade hermenêutica [3] (histórica, literária e teológica) das Escrituras Sagradas ou com a experiência sensorial e pragmática da tríade Neopentecostal conforme foi apontada acima.

         Bledsoe conclui que que as igrejas de terceira onda são contrárias aos pontos fundamentais da fé observados no Evangelho de Cristo e nos documentos propostos pelo Comitê de Lausanne para Evangelização Mundial, pois as suas práticas e crenças se assemelham às religiões afro-brasileiras, espírita kardecista e ao catolicismo popular que tanto atacam, se utilizando de misticismo através de figuras, objetos e símbolos para representarem coisas espirituais, o que acaba contribuindo na disseminação de um evangelho desfigurado que tem entrado sorrateiramente nas igrejas de missão, trazendo um desserviço para o avanço do Reino de Deus na terra.

         Entende-se pela Palavra de Deus que “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante” (Rm 10:17a) o Verbo Eterno que se fez carne (Jo 1:14) que é revelado na própria Palavra (Jo 5:39b), não havendo a necessidade de amuletos ou qualquer outro subterfugio que estimule a fé a tal ponto que possa mover o coração do Senhor para que venha abençabençoar o necessitado.

          “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. ” (Hb 11:1). “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. ” (2 Co 5:7).

         Recomendamos que todo professor e estudioso da área de Apologia Cristã, História da Igreja e Missiologia tenham o livro “Movimento Pentecostal Brasileiro, um Estudo de Caso” em sua estante. Pastores deveriam apresenta-lo às suas igrejas para que a membresia fosse alertada sobre o perigo do paganismo e sectarismo presentes em organizações como a IURD, e Seminários Teológicos deveriam tê-lo em sua biblioteca para que os alunos possam ter acesso a um bom material de pesquisa com uma bibliografia riquíssima.


___________________________________________________
[1] https://www.escavador.com/sobre/551496/david-allen-bledsoe
[2] https://www.congregacaocristanobrasil.org.br/institucional/estatuto
[3] Termo usado na obra Convite à Interpretação Bíblica, de Andreas J. Köstenberger e Richard D. Patterson. São Paulo, SP: Vida Nova, 2015.
Aguinaldo Cabral
Enviado por Aguinaldo Cabral em 15/07/2021
Alterado em 30/01/2023
Comentários